05/09/2013

A moda ao longo das décadas Part I

Moda. Um tema interessante para uns. E menos para outros. Como sabem a moda é uma das minhas paixões para além do cinema. E ontem estava a ver um filme 'Hollywoodland' baseado no final da década de 50. E as roupas que as mulheres usavam era tão lindas! E surge-me a inspiração de fazer um post com a história da moda ao longo do séc. XX. É um tema que eu domino muito bem. E espero que gostem.
Mas antes tenho que dizer que o séc. XX divide-se em duas partes. Da década 20 até há 60 é considerado Vintage. Uma palavra muito usada hoje em dia. E da década 70 até à 90 é Retrô.
Queres saber mais sobre cada uma delas?

Década de 20. Caracteriza-se pelo cabelo curto, com franja. A roupa são vestidos curtos. Como acessórios são os colares grandes com duas voltas ao pescoço e as famosas headbands e os chapéus com palas pequenas.
Para aumentar clique aqui.
Para cada um vou dar um exemplo de um filme baseado naquela década. Para este aconselho a verem o The Great Gatsby é um filme muito bom, eu já vi. E os roupas usadas pelas atrizes são muito fieis à época.






Década de 30. Não têm uma moda característica porque nota-se ainda influência da anterior. Mas existem diferenças visíveis como os vestidos são muito longos. O corte do cabelo é muito mais curto. Nos acessórios os headbands são agora substituídos por flores e coisas simples. Para aumentar clique aqui. Não me lembro de nenhum filme especifico da época por isso O Artista, apesar de se passar metade nos anos 20 e outra nos 30. É o único que me lembro.


Década de 40. Os vestidos são agora substituídos por uma espécie de casacos abaixo do joelho. Ou um blazer com uma saia midi. Os chapéus são agora maiores. E as luvas são um acessório fundamental.
Para aumentar clique aqui.
Um filme como exemplo pode ser o Casablanca.













Década de 50. Uma das minhas favoritas. Marcada pela entrada da famosa e única Marilyn Monroe. Os vestidos são mais extravagantes. Mais curtos e com maiores decotes em V.
E os acessórios são as luvas, os brincos de pérolas gigantes e uns óculos muito específicos. Como na imagem em baixo. 
Surgem os bikinis caí caí, e na minha opinião são tão lindos!
O padrão as bolinhas é o mais utilizado.
Para aumentar clique aqui.
O filme é o Hollywoodland. Apesar de não ser muito fiel as roupas é o único exemplo que agora me lembro. Mas também podem sempre ver um filme onde a Marilyn aparece.
 
Década de 60. Muito inspirado nos uniformes das hospedeiras de bordo. Ou como se diz no Brasil aeromoça. O padrão xadrez branco e preto é o mais utilizado. É muito inspirado nos anos 40 mas as saias são muito mais curtas. Os cabelos mais compridos.
Para aumentar clique aqui.
Desta vez não vou indicar um filme mas uma série. Pan Am. Eu amo essa série. 









E aqui termina a 'época' Vintage. O próximo post será sobre a 'época' Retrô. Queria agradecer muito pela meta alcançada 81 seguidores. Obrigada flores. Até ao próximo post.

7 comentários:

  1. não sei qual a minha preferida. Talvez a da década 50, 30 e 60.
    r: A série não assusta, pelo menos não a mim. A empregada chama-se Moira e ela só aparece jovem para o homem. Mais à frente vais perceber o porquê. Anda agora a dar a série na Fox. Esta noite dá o episódio 4
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha favorita é os anos 50 *--*
      Eu vejo a série online. Mas já que o ep. 4 vai dar hoje na fox. Talvez eu veja.

      Eliminar
    2. eu encontrei um vídeo engraçado que mostra as nossas reações ao longo da série. quando tiiveres acabado de ver a primeira temporada avisa

      Eliminar
    3. Sim, já vi o ep. 4, finalmente!
      Manda-me o link please.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adoro moda vintage e retro
    minha favorita foi dos anos 50 *=*
    Acabei de conhecer o blog e ja to amando haha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha também é *--*
      Owi obrigada, fico muito feliz por gostares!
      Beijinhos

      Eliminar